21/05/2026
Terminada a 3.ª Prova da Taça de Santa Maria e a 2.ª Prova da Taça Açores de Downhill, o sentimento é de enorme orgulho e gratidão.
A prova foi um verdadeiro sucesso, contando com uma excelente participação de 34 atletas, entre eles atletas de São Miguel e Faial.
Mais do que uma competição, foi um fim de semana de convívio, amizade, adrenalina e paixão pelo BTT.
Queremos agradecer, do fundo do coração, a todos os que contribuíram para que este evento fosse possível.
À organização, aos amigos, às famílias e a todos aqueles que nos apoiam das mais variadas formas ao longo do ano. Cada ajuda, cada palavra e cada gesto fazem a diferença.
Um agradecimento muito especial ao Município de Vila do Porto, à sua Presidente Bárbara Chaves e à sua Vice-Presidente Graça Morais, por acreditarem que era possível fazer diferente.
Pelo segundo ano consecutivo mostrámos que, com vontade, dedicação e união, é possível elevar esta modalidade e organizar um evento com qualidade.
Um agradecimento sincero também ao Hélvio Braga pela disponibilidade, atenção e apoio demonstrados ao longo de toda a preparação para a realização da prova.
Não podemos deixar de agradecer igualmente ao Talho n.º 1, na pessoa de André Sousa, que nos acompanha desde o primeiro dia. Graças a esse apoio, tem sido possível manter, ao longo destes 11 anos consecutivos, o tradicional almoço/convívio entre atletas e organização no final de cada prova, um momento que já faz parte da essência destes eventos.
Ao longo destes 11 anos de organização de provas de BTT vivemos muitos momentos bons e também alguns menos bons.
Trabalhámos sempre com enorme paixão e dedicação à modalidade.
Nem sempre fomos respeitados por quem, em determinados momentos, deveria ter cumprido a sua parte, mas nunca baixámos os braços. A persistência falou mais alto e continuamos aqui, a lutar por um desporto que tanto significa para nós.
No entanto, também sentimos algum desgaste e tristeza ao ver que continua a faltar o devido cuidado com os trilhos, nomeadamente ao nível da limpeza e manutenção, algo essencial para garantir a melhor qualidade e segurança possíveis nas provas e em lazer.
Muitas vezes acaba por ser a própria organização a assumir esse trabalho. E a verdade é simples: não se pode prometer uma coisa e depois entregar outra. F**a a reflexão.
Apesar de tudo, seguimos em frente, porque a paixão pelo Downhill continua mais forte do que nunca.
Voltamos já nos dias 27 e 28 de Junho para a realização da 4.ª Prova da Taça de Santa Maria e da 3.ª Prova da Taça Açores.
Contamos convosco. Apareçam, participem e ajudem-nos a continuar esta caminhada.
Até lá, fiquem bem.
Boas pedaladas! 🚵🔥.