Fundado em 6 de Junho de 1990, por um grupo de jovens praticantes da modalidade de voleibol, porque os clubes onde praticavam (Damaia Ginásio e Vitória de Setúbal), decidiram extinguir a modalidade. O seu nome inicial era Volei Clube de Alfragide, mudando mais tarde para Volei Clube do Sul até finalmente adoptar o nome actual. Estes nomes anteriores exixtiram devido aos fundadores do clube serem d
e Setúbal e Lisboa. O clube tem actualmente equipas de seniores masculinos e femininos na 1ª divisão INATEL. Também já participou no Nacional de juvenis, juniores femininos e mini-voleibol masculino (2ª e 3ª Divisão Nacional) e feminino. Na época de 1997/98 consegue o 1º troféu oficial, ao vencer a Taça da Primavera de seniores masculinos, da Associação de Voleibol de Lisboa. Em 1999/2000 atinge o seu primeiro título, ao vencer o Campeonato Nacional de Gira-Volei masculino, no escalão 8-10 anos, com os atletas André Charneca e Tiago Henriques. Em 2002/2003, o Volei Clube do Sul sobe pela primeira vez à 2ª Divisão Nacional em Seniores Maculinos. O VCS - Volei Clube de Setubal 1990 é um clube sem pavilhão próprio, sem sede e sem meios de transporte. Deste modo vive dos patrocínios que consegue obter, e dos apoios das entidades oficiais, que têm sido insuficientes. Neste momento o clube está a relançar os escalões de formação nomeadamente os femininos, estando já a projectar a formação de equipas masculinas.