A “história” do PORTO Cycling Team nasceu do gosto comum de dois colegas de trabalho pelas bicicletas de estrada. Apesar de jocosamente os seus familiares dizerem que estávamos perante uma “grande equipa de dois ciclistas”, logo se decidiu que, por ter sido concebida na cidade do Porto, em 2013, haveria de tomar o nome da nossa querida cidade e, em simultâneo, dar-lhe um cariz internacional, com o
acrescento “Cycling Team”, já a pensar no eventual sucesso além-fronteiras…
Depois de muitos te**es até chegar ao design final da camisola que traduz a nossa identidade e fazendo fé no velho princípio de que a “oferta gera a sua própria procura”, a verdade é que, poucos meses depois da criação da ideia de equipa e com o auxílio de ferramentas modernas, como a aplicação Strava, alguns colegas que partilham a nossa paixão começaram a juntar-se a nós. Naturalmente sem quaisquer regras de admissão fixadas de antemão, o certo é que tem sido possível agregar no nosso Team PCT várias pessoas que, apesar de residirem numa área metropolitana de grande dimensão, como é o caso do Porto, se sentiam como “ovelhas tresmalhadas”, no que ao cicloturismo de estrada dizia respeito. Deste modo, pedalando em conjunto, temos vindo a enfrentar novos e cada vez mais exigentes desafios velocipédicos em grande espírito de camaradagem. Claro está que, como em todas as relações que implicam uma convivência próxima, nem sempre corre tudo bem…
Periodicamente, lá surgem acesas discussões sobre aspetos extremamente importantes e dos quais fazemos depender o sentido dos nossos trajetos de fim de semana, como sejam “ir até ao sítio “x”, porque é aí que se comem os melhores pastéis de nata”, ou “ao sítio “y” fazer repetições em subidas com 18% de inclinação…”. No PCT temos de tudo: desde ciclistas que estão a dar os primeiros passos, até outros que teriam lugar em equipas do World Tour, desde especialistas em mecânica de bicicletas, a obcecados por comida energética ou métodos de treino inovadores, para conseguir andar (ainda) mais, desde colegas com ocupações laborais comuns a profissionais do desporto a tempo inteiro, mas, no fundo, o espírito que levou à criação desta comunidade de amigos ciclistas continuará a ser sempre o mesmo: confiar nas nossas amadas bicicletas para superar desafios e “sofrer com um sorriso nos lábios” por essas estradas fora. Se te revês nesta filosofia e achas que tens perfil, por favor não nos mandes o teu CV. Antes, perde a vergonha, enche-te de coragem, veste a camisola mai’linda e vem pedalar connosco. Garantimos que não te arrependerás e em breve serás mais um a gritar no topo da contagem de montanha de 1ª categoria:
Bibó PUÔRTO Cycling Team, carago!