O Circuito Smashtour afirmou-se em 2010 como um dos mais bem estruturados circuitos sub 10 do Mundo envolvendo em 2010, nos 3 diferentes escalões, cerca de 700 atletas. Foi um ano de crescimento em nº de participações mais sobretudo na qualidade do nível médio dos jogadores. Em 2012 todas as competições sub 10 terão de respeitar as normas da ITF (tennis 10’s) definidas em Rotterdão em 2009. Portug
al é pioneiro e já as aplica desde 2008. Portugal é neste momento um dos Países com mais experiência em actividades nestes escalões. O circuito Português é reconhecido internacionalmente como um dos mais bem estruturados e com melhores resultados para o desenvolvimento do ténis. A sua imagem, organização e implementação servem hoje em dia de exemplo para vários países europeus que iniciam a sua actividade nestes escalões. Para 2011 espera-se que a adesão seja ainda maior pois esperamos várias surpresas durante o ano. Coordenado pelo PNDT, este Circuito acompanha as directrizes ITF para 2012 (Tennis 10’s) e é composto por provas para os escalões Vermelho (dos 5 aos 7 anos), Laranja (dos 7 aos 9 anos) e Verde/Sub-10 (dos 8 aos 10). Apesar de estar integrada nas actividades do PNDT, o Circuito Smashtour tem uma identidade própria. Destinada aos atletas dos escalões de sub-10, o Smashtour pretende ser a cereja em cima do bolo de uma iniciativa que, cada vez mais, serve de rampa de lançamento para os mais jovens valores do ténis nacional e pretende, de uma forma sustentada, continuar a dar solidez à base do ténis Nacional. O programa Nacional de Detecção de Talentos pode assim observar e avaliar a performance dos jovens atletas num ambiente competitivo adequado à idade dos participantes.