12/11/2024
👀Vamos falar de Vítor Bruno!
Ponto prévio: quem me conhece, ou quem segue esta página, sabe que fui totalmente a favor da saída de Conceição.
O ciclo tinha terminado, a relação entre treinador e adeptos/staff/jogadores estava claramente desgastada... A juntar a isso, Conceição abriu a porta da sua própria saída quando renovou com Pinto da Costa a dois dias das eleições!
Agora, dito isto, é óbvio que Conceição é um treinador com muito mais créditos que Vítor Bruno. Desde logo o carisma, a liderança e bravura. Vítor Bruno até poderia resultar no Porto, mas o contexto não é de todo favorável... Desde logo, porque estamos no ano prime do Sporting, nunca na sua história os de Alvalade jogaram tanto futebol.A juntar a isso, tens um Benf**a com um plantel recheado, ao qual se juntou um treinador experiente e com conhecimento daquela casa!
Portanto, amigos, não seria fácil pra ninguém. Aliás, não foi fácil para o próprio Conceição nos últimos anos.
A equipa joga um futebol mais positivo, alegre e associativo, ótimo pra jogar com os Aves deste campeonato... Catastrófico para enfrentar clubes do nosso nível. É é aí que se nota a falta de estofo e liderança de Vítor Bruno. Não me acredito que seja falta de conhecimento técnico(esteve muitos anos a beber e a ser parte ativa no planeamento de Conceição), sinto, no entanto, que a sua mensagem não passa da forma mais correta.A equipa pressiona mal, tem timings de chegada à bola maus, perde duelos pelo ar e pelo chão, fruto desse desconforto causado pela desconfiança no seu próprio posicionamento.
O jogo da luz foi demasiado mau... Não é só o resultado, até porque, por exemplo, o City perdeu pelo mesmo resultado em Alvalade. Foi a forma como perdeu! Uma equipa amorfa e sem coragem com bola.
Desorganizada e mansinha a defender!
Se eu acho que é caso pra despedir Vítor Bruno? Honestamente, acho que não! Os resultados no campeonato não são merecedores de despedimento e acredito que haja um projeto de evolução da equipa. A equipa é jovem, tem muitos jogadores novos e todos sabemos o contexto em que se encontrava no início da época. Deitar isso fora, neste momento e com estes resultados, não faria sentido.
Até porque, quem é que seria o sucessor?