25/11/2021
Ainda sobre o Barcelona x Benfica...
Depois de 1 dia inteiro para digerir aquele que no cômputo geral até foi um bom jogo do Benfica, acho que existem alguns factos que muita gente nao conseguiu ver durante o jogo, ou então simplesmente não quis ver:
1 - O RAFA simplesmente não existiu em campo. Sempre que pegava na bola, tentava o "ligar a mota", mas ela não pegava ou era logo abafado. Podemos encarar isto de 2 formas: uma noite mais desinspirada do Rafa ou mérito do Barcelona de Xavi que soube identificar de onde provinha o perigo.
2 - YAREMCHUK começa a trasformar-se em RDT... A série de jogos sem marcar começa a preocupar, e sinceramente não se pode dizer que a bola não chega lá ou que não se cria oportunidades para que o ucraniano fature. Espero sinceramente que se reencontre rapidamente com os golos para recuperar a confiança. A sua inclusão neste jogo causou-me alguma estranheza, sabendo de antemão que seria necessário um avançado rápido para esticar o jogo quando necessário, algo que Yaremchuk não faz. Além disso tem de melhorar a forma de jogar de costas para a baliza. Perde facilmente as bolas. Se JJ quer fazer dele um "Cardozo", tem de lhe ensinar a usar o cabedal... Para este jogo em Barcelona, na minha opinião, Darwin e Gonçalo Ramos seriam opções mais acertadas tendo em conta o estilo de jogo a que nos propusemos.
3 - ANDRÉ ALMEIDA cumpriu, mas o que me deixa um pouco inquieto é saber que temos um central de raíz e que tem dado muito boas indicações sempre que tem sido chamado. Para se afirmar em definitivo, MORATO tem de jogar mais e estes grandes jogos servem para isso mesmo. Motivar os jogadores jovens. Acho que foi uma oportunidade perdida para dar rodagem de grandes palcos ao jogador, contudo, se for titular no Jamor contra a B SAD entendo perfeitamente a opção de JJ.
4 - GILBERTO... Eu pergunto: "Quem é este jogador e onde é que ele andou?" Uma diferença abismal do GILBERTO da época passada. Muito certinho a defender e a dar boa réplica no acompanhamento do ataque. Além disso transmiitiu raça e espírito de sacríficio nos momentos finais do jogo. Que continue assim...
5 - WEIGL... Mais um jogo de pantufas mas com enorme preponderância na equipa. Uma pequena falha no final da 1ª parte mas que felizmente não teve consequências. O intervalo fez-lhe bem e fez uma 2ª parte muito boa, onde foi muitas vezes chamado a intervir, seja a defender, seja a iniciar o processo de contra ataque.
6 - VLACHODIMOS... Começa a ser o nosso talismã para manter a baliza inviolável em jogos decisivos. Já o foi com o PSV, DInamo KIEV e até com o Barcelona em casa. Respira segurança e confiança, e tudo isso se reflete no sector defensivo.
7 - SEFEROVIC... Podia fazer muito melhor. Não me vou alargar muito mais neste comentário. Avançados de folha de Excel não é aquilo que o Benfica precisa neste momento. E mais não digo.
8 - JJ foi igual a si próprio: exagerado nas comparações, faroleiro nas entrevistas, e um péssimo gestor de recursos humanos, quando diz que nunca viu um falhanço igual ao de Seferovic em 30 anos de carreira. CONTUDO, esteve bem taticamente. Apresentou uma equipa personalizada que soube jogar sem bola, defender quando foi preciso e ferir o Barcelona quando a oportunidade assim o permitia. Infelizmente, Seferovic não foi capaz de dar a estocada final.
9 - OTAMENDI... Deixei o melhor para o fim. Otamendi fez sem dúvida alguma a sua melhor exibição individual de águia ao peito. Brutal em todos os duelos, não dando nenhuma bola como perdida. Tomara muitos protagonistas do plantel ter metade da raça de Otamendi. Cravou definitivamente o seu lugar no coração da massa associativa benfiquista, afastando de vez o estigma de ter jogado num rival...
RESUMINDO E CONCLUINDO, a posição em que estamos não é famosa, até porque consigo imaginar um Barça mais habituado às ideias de Xavi a ganhar em Munique a um Bayern já apurado e que vai sem dúvida alguma, fazer rodar as suas segundas linhas.
Esperemos mesmo que isso não aconteça, contudo, não nos podemos esquecer que isso só realmente importa se nós cumprirmos a nossa obrigação que é VENCER O D. KYEV.