17/09/2025
🎓 Entrar no ensino superior é começar uma nova etapa cheia de mudanças: uma nova cidade, novas rotinas, novas responsabilidades. Mas há um detalhe que muitos deixam para trás — a atividade física.
No secundário, a Educação Física encaixa no horário semanal. Talvez a prática de modalidades extracurriculares também esteja presente na rotina. Mas agora, na faculdade, essa “obrigação” já não existe. E é aqui que muitos estudantes deixam de se mexer.
Se o pensamento for “é só por uns anos, depois volto...”, atenção! Quanto mais tempo deixarmos o exercício físico de lado, mais difícil será retomar.
💡 Por outro lado, começar já (ou continuar), é o caminho para perceber benefícios imediatos:
- Ser ativo gera mais energia e foco para as aulas e estudo;
- Os períodos de stress e ansiedade são atenuados;
- Adquirir hábitos saudáveis na juventude aumenta a probabilidade de estes ficarem para a vida.
E o melhor é que não é preciso complicar. Vejamos alguns exemplos:
- Participar no Desporto Universitário, uma forma de manter a prática de uma modalidade desportiva e representar a instituição (e, se esta não oferecer a modalidade desejada, porque não fazer a proposta ao gabinete de desporto responsável?)🏃
- Frequentar um ginásio, clube desportivo ou estúdio da nova cidade 🏋️♀️
- Optar por outras atividades de bem-estar, como o ioga, pilates, dança, artes marciais ou outras 🧘
- Procurar grupos informais ou organizados de caminhadas, corridas ou treinos ao ar livre 🚶
📌 Se és estudante e ingressaste agora no ensino superior, parabéns! 👏
Mas não reduzas a universidade apenas ao estudo. Faz dela um tempo para investir em ti: corpo ativo, mente saudável, amizades fortes e aprendizagens que ficam para a vida.
Quanto mais diversas forem as tuas escolhas, mais tens a ganhar.
🦋 Valorizar a saúde hoje. Mudar o futuro.