Lascadinho

Lascadinho Porque quanto pior! melhor é!

Did Not finish (DNF)Sem lamentação! Sem desculpas!E Sem arrependimentos...Gosto sempre de começar a relatar estas aventu...
02/04/2025

Did Not finish (DNF)
Sem lamentação!
Sem desculpas!
E Sem arrependimentos...
Gosto sempre de começar a relatar estas aventuras voltando um pouco atrás. Porque é lá onde tudo inicia...
2024 foi um ano de ausência de provas por opção pessoal!
O foco foi os estudos!
E destes objetivos obtive êxito!
Com a corrida ficando de lado.
E sem objetivo. Fui desafiado pelo cafajeste do David Clemente para ir ao Marão.
Mas como 120 km seria uma dose exagerada. Tentei ser modesto e optei pela metade!
E sinceramente: É onde eu me sinto realizado!
As ultras distâncias!
Voltei a treinar mais regularmente em setembro/outubro e logo tive uma lesão.
Fascite plantar!
Recuperado da lesão e de volta aos treinos surge uma infecção de garganta!
Mas foi em janeiro que comecei a entrar no trilho e as coisas começaram a ganhar rumo.
Muitos treinos sozinhos! Principalmente nas serras.
Coisa que não sou apologista
Pelos riscos.
Ainda mais com terreno de inverno!
Mas ainda sim tive excelentes companhias em alguns treinos.
Em especial um que fiz com o Mestre Manuel!
O "Velhote", como o mesmo diz.
É um ser ao qual admiro!
Me deu uma pisa (tareia) na Serra de Monte Junto.🤣🤣🤣
E ainda me diz: " Era capaz de fazer mais uma subida"!
Já nem tinha alma!🤣🤣🤣

Mas vamos lá para o Marão! Terra de quem manda é quem lá estão!!!
Depois de dias extenuantes de chuva e frio.
Finalmente O Sol! ☀️
Mas coincidência ou não.
De todas as provas de ultra que fiz, nunca apanhei bom tempo Sempre chovia antes ou durante, Mas desta vez prometia calor!
E olha que pela manhã as temperatura estava rondando os 8 graus.
Partida realizada na aldeia de Ansiães.
E só para ressaltar: As duas primeiras subidas eram cruciais no desfecho desta prova!

Início de prova ligeiramente a subir por entre uns trilhos de bosques, levadas e lá em cima uns corta fogo de uma considerável inclinação. Por entre pedras soltas.
E logo ali no topo da primeira subida me deparo com uma vista magnífica. E de uma descida de outro corta fogo de pedra!
Desço este trecho com uma sensação de insegurança e travando muito para não escorregar nas pedras soltas de xisto!
Logo a seguir subir novamente para o 1° ponto mas alto da prova 1200 de altitude.
Seguisse uma outra descida técnica de aproximadamente 2 km por outro corta fogo recheado de pedra solta.
Cheguei no abastecimento ao km 13 com uma sensação estranha nos pés, mas cheguei bem fisicamente!
Trato de me hidratar e fazer reposição de sais para me preparar para o tal famoso km vertical da subida para Senhora da Serra!
Enquanto continuava a descer os últimos km que restava para o (kmV) ligo para namorada para dizer que estava fresco e fofo( gordo) mesmo!🤣🤣🤣

Mas algo não estava certo... 🤔

Quando chego no início da kmV ouço um a dizer:
"Eis aqui o início do sofrimento"!
3.800 quilômetros.
1.100 desnível positivo.
Com uma inclinação a 30 %.
Respirei fundo e disse para mim mesmo:
Sem pressa,mas consistente!
Éramos 3 a subir!
Um já dava sinais de fadiga.
O outro seguia a minha frente controlando e esperando o amigo.
Até que chegamos numa aldeia! E aqui as coisas começaram a tomar seu rumo!
A inclinação aumentou e o calor apertou!
E Só tinha subido 200+.
Estávamos mais expostos ao calor por não ter mais árvores. Nossa salvação era os tanques de água da aldeia.
Foi por aqui que apesar da lentidão, ultrapassei por alguns já em estado de fadiga e com câimbras!
Onde aos 850 de altitude deu início a um outro corta fogo exaustivo de pedra solta!
Espezinhando pedra por pedra! Ora se não fosse os bastões regressava abaixo com a instabilidade das pedras!
Ao fim do corta fogo já aos 1000 de altitude e já não lembro em qual km exatamente. Os quadríceps gritaram!!!🤯🤯🤯
Não conseguia mexer as pernas! Fiquei imóvel durante alguns segundos! Tentei usar a força mental e dos braços com os bastões!
E com muito esforço fui progredindo,mas sempre com dores...
Meto uma cápsula de sal e mais hidratação e continuo a subir ainda mais lento e com pausas!
Chegando a fazer cada km a 25 min.
Cheguei a um ponto que mentalizei que só falta mais uma subida e que estava em Montejunto fazendo a subida da bomba! 💣
"Mas cá p**a Estoiro"!🇵🇹
" Estou todo Lascado"!🇧🇷
Cheguei a Nossa Senhora da Serra sem pernas!!! 😂 🤪

Com 20 km e 2250+.

Só com a cara e a coragem!
Faltava 5 mim para estourar o tempo limite do corte!
E sem tomar atenção não reparei que o sensor estava a 10 metros do abastecimento!
Estava reabastecendo quando ouço alguém questionar sobre onde se fazia o check point.
E alguém responde:
O responsável tá aí na porta e o sensor tá lá a frente! Sigam...
olhei para relógio e disse:
Já era!!!
Peguei meu material ainda sem equipar e corri.
Eu estava mesmo transpondo o aparelho quando minha namorada liga e pergunta:
foste barrado? Eu disse: estou mesmo agora cruzando o sensor e se fosse para ser barrado teria alguém aqui!
Seguir meu caminho tranquilo! Por um estradão trotando!
Mas o quadríceps acusou outra vez!
E mesmo caminhando estava doendo!
Eram 9 km até o outro ponto! Tinha opção de voltar e desistir. Mas tinha a opção de continuar e tentar recuperar!
E foi o que fiz!
Tentei...
Mas a tortura desta descida era algo monumental!
A vista era magnífica!
Onde dava para abstrair a dor! Vislumbrado pela magnitude da Serra.
Metros a frente num trilho de laje de xisto técnico ouço um grito! Levanto a cabeça e vejo uma mulher na minha frente onde pergunto se estava tudo bem? Ela diz que sim...
Continuamos a descer e ao contornar uma rocha deparamos com uma pessoa sentada no meio das pedras com o nariz a escorrer sangue. Tinha caído e bateu com a face nas pedras! Perguntei se precisava de ajuda? Mas já lá tinha uma pessoa dando apoio.

Seguir caminho pensando! 🤔🤔

E as dores não me largavam!

Decidir então desistir!!!

Coloquei na balança alguma questões pessoais e uma delas e a mais importante o meu sobrepeso!
A introspecção desta jornada me fez refletir melhor sobre minha condições!
Que mesmo que eu continuasse...
Iria sofrer no pós prova!
E que corria o risco de desencadear uma lesão!
E com muita serenidade optei por oficializar minha primeira desistência!
Ainda fiz a descida para Mafómedes na companhia do João Tanoeiro que vinha fazendo os 120km. Com o joelho sangrando e com a mão enfaixada de uma aparatosa queda!
Chegamos juntos no abastecimento!
Eu anunciei minha desistência e fiquei por ali à espera do carro para regressar ao hotel.
Ele com muita resiliência continuou...

E como eu costumo dizer: Quanto pior, melhor é!
Para cima e em frente!
Sempre...
mas desta vez com um DNF...

Afinal o Marão é duro, mas só se lasca quem lá vão!

No outro dia só se via pinguim 🐧 no meio da Cidade!
Tudo com um andar diferente!
😂🤪😂🤪
Incluindo eu!

29.300📏 (Mafómedes)
7:40⌚
2500+ ⬆️🧗‍♂️

Obrigado a quem fez parte desta preparação e cuidou de mim!
Joana Bernardo , Rui Oscar Reis e Plauto Holanda

Vocês são Arretados!🫂

Cá p**a Estoiro 🤯🤯🤯 Só se "Lasca", quem lá Vão!🤣🤣🤣
29/03/2025

Cá p**a Estoiro 🤯🤯🤯

Só se "Lasca", quem lá Vão!🤣🤣🤣

Diretamente do Nordeste do Brasil para o Alentejo de Portugal!Alentejo e eu tem uma ligação mesmo antes de aqui chegar! ...
04/02/2024

Diretamente do Nordeste do Brasil para o Alentejo de Portugal!
Alentejo e eu tem uma ligação mesmo antes de aqui chegar!
E mesmo não morando aqui tenho laços de amizades alentejano(a)s.🥰🤩😉
Terra de pessoas de um falar afável!
Mas chega de dá graxa! 😂😂😂

Aceite o convite desta vassourada feito pelo meu amigo Victor logo após acabar a ultra da Gardunha! Ele nem deixou (Arrefecer) esfriar!

Só fiz uma exigência!🫢🫢🫢
Não me coloque no longo que eu quero almoçar em casa!🤪🤪🤪

Confesso que dá última vez que fiz este Trail me queixei do percurso, mas desta tenho que tirar o chapéu e dizer que a mudança que fizeram foi excepcional!
A dureza e beleza que agregaram ao percurso deu um toque renovador !
Tirando aquela impressão que o Alentejo é plano!

Detalhe a parte: Aquele bolo típico da região (Boleima) é horrível!
Devo ter comido em todos os abastecimentos e não só!🫢🫢
Afinal é horrível de BOM!😂😂😂
Ainda bem que o meu amigo David não foi!
E assim sobrou para mim!

Parabéns a equipe de Trail Alter do Chão!
Obrigado aos voluntários que foram muito e incansável!
Obrigado aos fotógrafos por terem gastado o dedo no click!
Obrigado TÓ pela apresentação e receptividade!

Parabéns pelo trabalho de todos!!!

Obrigado Alentejo! 💙

Eu agora quero é mais!
Porque quanto pior, melhor é!
Para cima em frente!
Sempre...

Lembro bem que a 5 anos atrás ainda como Trail de Ourém! Tinha acabado de chegar do Brasil há uma semana! O jet leg aind...
28/01/2024

Lembro bem que a 5 anos atrás ainda como Trail de Ourém! Tinha acabado de chegar do Brasil há uma semana!
O jet leg ainda pairava no meu corpo!
Levei uma marretada no km 13 que nem sei explicar!
Passado 5 anos, regresso não para serra, até porque nela treino sempre que posso, mas para uma renovada edição desta prova!
Desde já agradecer ao Rui Pinto por ter oferecido o dorsal!
E por ter me livrado de levar outra marretada!🤪🤪🤪

Falar na prova... Serei curto e grosso!
Foi Show de bola!!!
Os feedbacks são todos positivos!
Organização, percurso, recepção, estrutura montada e ambiente!
⭐⭐⭐⭐⭐
Quanto a minha prestação?
Não foi das melhores, mas também não correu tão mal! Nestes últimos meses reduzi nos treinos!
Mantendo uma carga descontraída!
E foi nesta descontra que lá fui!
Sem muita exigência!
Mas não escapei de sair de lá amassado!
Até porque serra de aire é a SR. Das pedras!🤪🤪🤪

O mais importante é que eu gostei disso!

Porque quanto pior, melhor é!
Para cima e em frente.
Sempre...

*** Detalhe: As pegadas da foto não é do animal aqui!😂😂😂
🦖🦕🦖🦕

Feliz Ano novo!!!Aos seguidores do Lascadinho !
31/12/2023

Feliz Ano novo!!!
Aos seguidores do Lascadinho !

Cork Trail Running 2023!Pense numa agonia que é um gordo tentar correr rápido! É igual câmera lenta!😂😂😂Só que mais devag...
13/12/2023

Cork Trail Running 2023!

Pense numa agonia que é um gordo tentar correr rápido!
É igual câmera lenta!😂😂😂
Só que mais devagar!🐢🐢🐢

Pela primeira vez fui a Vila nova da Erra!
Pelo convite de um dos melhores speaker de Portugal
Foi uma satisfação prestigiar este evento!
Numa prova rápida(menos para mim). 😂😂😂
Num carrossel de areia solta e bastante lama.
Que tornou o círcuito uma diversão!
E claro: foi bom ter tentado ir sentindo o gosto de sangue na boca!
Faz falta as vezes...
E mais ainda na parte final!
Que já ia na cola do David Clemente mas o danado escapou de mim por segundos! 🫢🫢🫢

O resto deixo a cargo de vocês ao verem as fotos!
As expressões falam por si!

Eu agora quero mais!
Porque quanto pior, melhor é!
Para cima e em frente.
Sempre...

10h20m29s⌚🕙48,5km🏁2.815+⬆️📈Sim… São valores que se traduzem em classificações, mas para mim significa mais uma superada!...
01/11/2023

10h20m29s⌚🕙
48,5km🏁
2.815+⬆️📈
Sim… São valores que se traduzem em classificações, mas para mim significa mais uma superada!
Falar desta prova certamente me deixará nostálgico.
E foi assim todo meu caminho até cruzar a meta!

Numa participação no ano de 2019 nos 25km, Fiquei com ambição de voltar e fazer a ultra! O Covid🦠 no ano seguinte veio a surgir quando ainda no mês da prova fiz um treino a solo na cidade onde resido em Almeirim, 47 km e 1.500+.
2021 a prova não voltou a acontecer!
2022 este ano eu não estava apto!
Simplesmente tinha deixado de correr e mais uma vez o objetivo ficou para trás, mas… Na última semana do ano rasguei a página do livro e comecei a escrever o sumário deste ano!
E nela tinha duas ultras:
OH MEU DEUS - Ultra Trail Serra Da Estrela - 100 Milhas Portugal UTG - Ultra Trilhos da Gardunha.

A primeira ficou atravessada! Estourei o tempo limite!
Um dia podia acontecer e aconteceu...
A segunda tinha que ser diferente!
Concluir a Gardunha tinha um valor sentimental de superação! Uma nostalgia sentida a cada km alcançado!
Aquela serra tem uma beleza e dureza imponente! Difícil de exprimir!
Aquelas rochas esculpidas pela natureza é algo indescritível!

A Prova: Podem pensar, falar o que quiserem! Eu sei que meu estado físico não condiz com a exigência deste tipo de prova! Não corro para competir!
Nem tal pouco para me exibir! Corro para alimentar minha mente e ter momentos para recordar!
A gardunha ofereceu para nós neste dia as quatro estações🌞❄️🌫️🍁 do ano só faltou nevar! Até o corta fogo era de cortar o ar (arrepiou até o cabelo da unha)!
A chuva foi um tempero picante nas descidas pedregosas!
Os trilhos estavam alucinantes! Os Pr's estavam revestidos por tapetes de castanha.🌰🌰🌰
A organização, os bombeiros, os abastecimento, os moradores foram extraordinários com tamanha receptividade!
EU: Fiz uma prova sempre muito consciente e cauteloso!
Os primeiros 17 km seriam brutos!
Com 1.700+ logo para abrir o apetite!
A largada foi dada e logo no 500mts de prova já tinha o vassoura a 100 mts a olhar a minha traseira!😂😂😂
Mal preságio...
Meu companheiro de aventura SelfieMan encostou em mim e disse:

"Somos os últimos! Vamos se lascar!"

Desde então a gente nunca se desgrudou! (Os Gordos)... peregrinamos aquela serra a cima sempre com boa disposição!
Até encontrar um outro companheiro que iria se juntar a esta dupla de peso! (O Palo Zé)...
Coitado dele sofreu com a gente!!!😂😂😂
Ainda não tinha iniciado a primeira descida quando entre conversa dizíamos:

"Vamos nas calmas! Importante é acabar dentro do tempo limite!"

Entre unas anedota, história de vida e algumas flatulência do David Durante quase todo o percurso! (Sobrevivemos)...

Chegamos ao ponto mais alto da prova completamente lavados de chuva!
Restavam apenas 12 km para o fim e já levamos 8:05 minutos! (Que dose)...
Esta decida foi de louco!
O vento, o nevoeiro, a chuva, o frio e as pedras estavam deixando o cenário radical!
O David sempre a frente a comandar!
Até que levo uma aparatosa queda em cima de uma pedra, apesar da escorriaçao sofrida abstrair a dor e levantei em disparada!
Afinal restava apenas 10 km...
Chegamos ao Casal da Serra com 9h30'!
E com uma receptividade sem igual!
Até cafezinho feito na hora foi oferecido.☕☕☕(Obrigado)..

Estávamos a contabilizar chegar com 10h de prova, mas entre o cansaço que já apresentava!
O David que se perdeu no trilho e eu que já estava a fazer corpo mole para correr!
Cruzamos os 3 a meta na maior discontraçao!!!

Como disse o David:
"Estamos fresco como alfaces"!
Só que não!😂😂😂
!

Se eu gostei? Claro!
Quanto pior, melhor é
Para cima e em frente!
Sempre...

Quero aqui deixar uns agradecimento em especial para duas pessoas: O Míster Plauto Holanda por ser mais que um treinador!
E ao Rui Oscar Reis por cuidar deste "Animalzinho"! 🫂🫂🫂

Madruga um dia! Madruga sempre... oficialmente passo a vestir a camisa dos madrugas em competição! Não é nenhuma novidad...
27/10/2023

Madruga um dia! Madruga sempre... oficialmente passo a vestir a camisa dos madrugas em competição!
Não é nenhuma novidade, mas foi neste grupo que iniciei minhas loucuras de corredor!
Quando às 5:30 da manhã levantava eu para ir ao encontro dos (madrugas)!
Lembro- me bem deste dia...
5 anos já se passaram e o companheirismo sempre foi o elo desta decisão!
Apesar de não está na minha melhor forma física!
É garantido que vou me lascar com muita boas vibrações!
Porque quanto pior, melhor é!
Para cima e em frente!
Sempre...

O Lascadinho é madruga!

Apesar de correr conosco há muito tempo, o Weslen nunca vestiu as nossas cores em provas. Amanhã será a sua estreia oficial como membro do nosso clube e ele não fez a coisa por menos. Decidiu escolher a distância maior do UTG - Ultra Trilhos da Gardunha, (50 kms e 2900D+) para se lascar a sério 😁

Não te esqueças de duas coisas muito importantes:
"Quanto pior, melhor é!" e "Para cima, em frente!"

Boa prova, Lascadinho!

Lascadinho modo Vassoura!Desde já meu muito obrigado a organização do   pelo convite e hospitalidade  desta magnífica es...
24/10/2023

Lascadinho modo Vassoura!

Desde já meu muito obrigado a organização do pelo convite e hospitalidade desta magnífica estrutura criada para este evento como sempre!

Mas... Falando em vassoura!
A 🧹 do Lascadinho fez um sucesso!
Quem diria?
Por onde passou deu o que falar!!!

Confesso que achei o convite desafiante!
Dadas as características do terreno e pela chuva que estava a tornar o parque de diversão ainda mais divertido!

Foram +- 32 km.
1600 acumulado +.
E mais de 7 horas a vassourar o trail longo!
A missão foi cumprida com êxito!
E eu sair todo, mas todo!!!
Lascadinho 😜😜😜

Mas eu gosto disto!
Porque quanto pior, melhor é!
Para cima e em frente!
Sempre...

*Para próxima se houver substituto do vassoura eu aceito!😂😂😂

📸 (Obrigado)!

É com estas fotos que oficializo minha saída da associação dos 20 km de Almeirim! Foram 4 anos percorrendo alguns km's p...
31/07/2023

É com estas fotos que oficializo minha saída da associação dos 20 km de Almeirim!
Foram 4 anos percorrendo alguns km's por Portugal!
Boa parte deles em montanhas!
E talvez uma participação na prova da cidade!
Confesso que foi uma enorme surpresa na altura o convite para fazer parte de uma associação, que tem anos de história!
Onde por ocasião era o único estrangeiro na secção de Trail!

Muito obrigado aos companheiros de equipe!
Aos seus representantes!

Grande abraço!

Para cima e em frente! SEMPRE...

Endereço

Alter Do Chão

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Lascadinho publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria