02/04/2025
Did Not finish (DNF)
Sem lamentação!
Sem desculpas!
E Sem arrependimentos...
Gosto sempre de começar a relatar estas aventuras voltando um pouco atrás. Porque é lá onde tudo inicia...
2024 foi um ano de ausência de provas por opção pessoal!
O foco foi os estudos!
E destes objetivos obtive êxito!
Com a corrida ficando de lado.
E sem objetivo. Fui desafiado pelo cafajeste do David Clemente para ir ao Marão.
Mas como 120 km seria uma dose exagerada. Tentei ser modesto e optei pela metade!
E sinceramente: É onde eu me sinto realizado!
As ultras distâncias!
Voltei a treinar mais regularmente em setembro/outubro e logo tive uma lesão.
Fascite plantar!
Recuperado da lesão e de volta aos treinos surge uma infecção de garganta!
Mas foi em janeiro que comecei a entrar no trilho e as coisas começaram a ganhar rumo.
Muitos treinos sozinhos! Principalmente nas serras.
Coisa que não sou apologista
Pelos riscos.
Ainda mais com terreno de inverno!
Mas ainda sim tive excelentes companhias em alguns treinos.
Em especial um que fiz com o Mestre Manuel!
O "Velhote", como o mesmo diz.
É um ser ao qual admiro!
Me deu uma pisa (tareia) na Serra de Monte Junto.🤣🤣🤣
E ainda me diz: " Era capaz de fazer mais uma subida"!
Já nem tinha alma!🤣🤣🤣
Mas vamos lá para o Marão! Terra de quem manda é quem lá estão!!!
Depois de dias extenuantes de chuva e frio.
Finalmente O Sol! ☀️
Mas coincidência ou não.
De todas as provas de ultra que fiz, nunca apanhei bom tempo Sempre chovia antes ou durante, Mas desta vez prometia calor!
E olha que pela manhã as temperatura estava rondando os 8 graus.
Partida realizada na aldeia de Ansiães.
E só para ressaltar: As duas primeiras subidas eram cruciais no desfecho desta prova!
Início de prova ligeiramente a subir por entre uns trilhos de bosques, levadas e lá em cima uns corta fogo de uma considerável inclinação. Por entre pedras soltas.
E logo ali no topo da primeira subida me deparo com uma vista magnífica. E de uma descida de outro corta fogo de pedra!
Desço este trecho com uma sensação de insegurança e travando muito para não escorregar nas pedras soltas de xisto!
Logo a seguir subir novamente para o 1° ponto mas alto da prova 1200 de altitude.
Seguisse uma outra descida técnica de aproximadamente 2 km por outro corta fogo recheado de pedra solta.
Cheguei no abastecimento ao km 13 com uma sensação estranha nos pés, mas cheguei bem fisicamente!
Trato de me hidratar e fazer reposição de sais para me preparar para o tal famoso km vertical da subida para Senhora da Serra!
Enquanto continuava a descer os últimos km que restava para o (kmV) ligo para namorada para dizer que estava fresco e fofo( gordo) mesmo!🤣🤣🤣
Mas algo não estava certo... 🤔
Quando chego no início da kmV ouço um a dizer:
"Eis aqui o início do sofrimento"!
3.800 quilômetros.
1.100 desnível positivo.
Com uma inclinação a 30 %.
Respirei fundo e disse para mim mesmo:
Sem pressa,mas consistente!
Éramos 3 a subir!
Um já dava sinais de fadiga.
O outro seguia a minha frente controlando e esperando o amigo.
Até que chegamos numa aldeia! E aqui as coisas começaram a tomar seu rumo!
A inclinação aumentou e o calor apertou!
E Só tinha subido 200+.
Estávamos mais expostos ao calor por não ter mais árvores. Nossa salvação era os tanques de água da aldeia.
Foi por aqui que apesar da lentidão, ultrapassei por alguns já em estado de fadiga e com câimbras!
Onde aos 850 de altitude deu início a um outro corta fogo exaustivo de pedra solta!
Espezinhando pedra por pedra! Ora se não fosse os bastões regressava abaixo com a instabilidade das pedras!
Ao fim do corta fogo já aos 1000 de altitude e já não lembro em qual km exatamente. Os quadríceps gritaram!!!🤯🤯🤯
Não conseguia mexer as pernas! Fiquei imóvel durante alguns segundos! Tentei usar a força mental e dos braços com os bastões!
E com muito esforço fui progredindo,mas sempre com dores...
Meto uma cápsula de sal e mais hidratação e continuo a subir ainda mais lento e com pausas!
Chegando a fazer cada km a 25 min.
Cheguei a um ponto que mentalizei que só falta mais uma subida e que estava em Montejunto fazendo a subida da bomba! 💣
"Mas cá p**a Estoiro"!🇵🇹
" Estou todo Lascado"!🇧🇷
Cheguei a Nossa Senhora da Serra sem pernas!!! 😂 🤪
Com 20 km e 2250+.
Só com a cara e a coragem!
Faltava 5 mim para estourar o tempo limite do corte!
E sem tomar atenção não reparei que o sensor estava a 10 metros do abastecimento!
Estava reabastecendo quando ouço alguém questionar sobre onde se fazia o check point.
E alguém responde:
O responsável tá aí na porta e o sensor tá lá a frente! Sigam...
olhei para relógio e disse:
Já era!!!
Peguei meu material ainda sem equipar e corri.
Eu estava mesmo transpondo o aparelho quando minha namorada liga e pergunta:
foste barrado? Eu disse: estou mesmo agora cruzando o sensor e se fosse para ser barrado teria alguém aqui!
Seguir meu caminho tranquilo! Por um estradão trotando!
Mas o quadríceps acusou outra vez!
E mesmo caminhando estava doendo!
Eram 9 km até o outro ponto! Tinha opção de voltar e desistir. Mas tinha a opção de continuar e tentar recuperar!
E foi o que fiz!
Tentei...
Mas a tortura desta descida era algo monumental!
A vista era magnífica!
Onde dava para abstrair a dor! Vislumbrado pela magnitude da Serra.
Metros a frente num trilho de laje de xisto técnico ouço um grito! Levanto a cabeça e vejo uma mulher na minha frente onde pergunto se estava tudo bem? Ela diz que sim...
Continuamos a descer e ao contornar uma rocha deparamos com uma pessoa sentada no meio das pedras com o nariz a escorrer sangue. Tinha caído e bateu com a face nas pedras! Perguntei se precisava de ajuda? Mas já lá tinha uma pessoa dando apoio.
Seguir caminho pensando! 🤔🤔
E as dores não me largavam!
Decidir então desistir!!!
Coloquei na balança alguma questões pessoais e uma delas e a mais importante o meu sobrepeso!
A introspecção desta jornada me fez refletir melhor sobre minha condições!
Que mesmo que eu continuasse...
Iria sofrer no pós prova!
E que corria o risco de desencadear uma lesão!
E com muita serenidade optei por oficializar minha primeira desistência!
Ainda fiz a descida para Mafómedes na companhia do João Tanoeiro que vinha fazendo os 120km. Com o joelho sangrando e com a mão enfaixada de uma aparatosa queda!
Chegamos juntos no abastecimento!
Eu anunciei minha desistência e fiquei por ali à espera do carro para regressar ao hotel.
Ele com muita resiliência continuou...
E como eu costumo dizer: Quanto pior, melhor é!
Para cima e em frente!
Sempre...
mas desta vez com um DNF...
Afinal o Marão é duro, mas só se lasca quem lá vão!
No outro dia só se via pinguim 🐧 no meio da Cidade!
Tudo com um andar diferente!
😂🤪😂🤪
Incluindo eu!
29.300📏 (Mafómedes)
7:40⌚
2500+ ⬆️🧗♂️
Obrigado a quem fez parte desta preparação e cuidou de mim!
Joana Bernardo , Rui Oscar Reis e Plauto Holanda
Vocês são Arretados!🫂