10/06/2026
🧠🇪🇸🇦🇷 Marc Cucurella sobre Lionel Messi e como era partilhar treinos com ele no Barcelona:
🗣️ “É o melhor jogador da história. Treinei algumas vezes com ele e é impressionante. Ele nem se deve lembrar de mim, mas eu estava cheio de medo.
Calhava-me marcá-lo à distância. Havia uma regra não escrita: não te podias aproximar demasiado. Possivelmente, podia ser o teu último dia a treinar com a equipa.
Uma vez, na pré-época, tinham promovido um jovem da formação para treinar connosco. Chamava-se Vitinho. Estávamos a fazer um exercício de posse de bola, ele foi pressionar o Messi e, por azar, escorregou na relva e acertou-lhe com força.
Fez-se um silêncio total… O treinador interrompeu imediatamente o treino e disse-nos para termos cuidado, que era preciso manter uma distância de segurança e que aquilo não podia voltar a acontecer.
O Messi era o melhor que existia. Um antigo colega meu no Eibar, que adora futebol, disse-me uma vez que o cérebro dele funciona mais depressa do que o dos outros. E achei que era a melhor forma de o explicar.
Ele vê a jogada antes de toda a gente. Quando jogávamos contra eles, recebia a bola e já sabia que tinha de fazer um passe de primeira, sem sequer olhar para o outro lado.
Não dá para compreender. E ainda bem que tivemos a sorte de viver na mesma época que ele. Um dia vais contar aos teus netos, mas não é a mesma coisa explicar do que ver com os próprios olhos.”