22/03/2015
Por:
"Quem nunca sentou à frente de um (uma) Nutri ou qualquer profissional da saúde e escutou: "você precisa comer de 3 em 3 horas!!" "Você tem que fracionar sua dieta!!"
Porque será que essa é uma das primeiras orientações desses profissionais? Você sabe qual a importância de fracionar sua dieta e fazer refeições a cada 2 ou 3 horas? Darei 7 motivos para começar desde já.
1⃣seu metabolismo f**a mais acelerado, uma vez que estará em trabalho constante para metabolizar (queimar) o que foi consumido. Caso contrário, f**ará lento, preguiçoso e só vai querer trabalhar poucas vezes ao dia.
2⃣melhora sua energia evitando momentos de fraqueza e cansaço. Claro que isso vai variar dependendo do alimento que for ingerido.
3⃣jejum prolongado ativa um mecanismo de SOBREVIVÊNCIA do nosso corpo e o primeiro passo é armazenar GORDURA. Não é isso que você quer, não é mesmo?
4⃣Jejum prolongado estimula a produção de CORTISOL. Este ativa a via de degradação proteica (catabolismo muscular) transformando proteína em glicose para gerar energia no nosso corpo.
5⃣Pular refeições provoca picos de INSULINA os quais aumentam a produção de glicose. Muita glicose favorece a deposição de gordura. Imagina quando fazes uma refeição rica em carboidratos de alto índice glicêmico!
6⃣evita ataques de fome uma vez que mantém os níveis de GRELINA (hormônio da fome) baixos indicando que seu corpo está saciado e bem nutrido.
7⃣melhore sua digestão comendo em pequenas quantidades. Muita gente sente problemas na digestão dos alimentos, mais ainda quando come em grandes quantidades! Seria como dobrar a carga de trabalho para um mesmo número de funcionários.
Bem... VALE LEMBRAR QUE OS INTERVALOS PODEM VARIAR DE
PESSOA PARA PESSOA (individualidade biológica) E QUE O JEJUM PROLONGADO PODE TRAZER RISCOS À SUA SAÚDE. É PRECISO SALIENTAR TAMBEM QUE DE NADA ADIANTA SEGUIR OS PASSOS ACIMA SE OS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA REFEIÇÃO SÃO DE PÉSSIMA QUALIDADE!
QUER UMA DICA: CONHEÇA SEU CORPO E ALIMENTE-O SEMPRE QUE PRECISAR!"