23/02/2022
O Clube Ferroviário do Recife é um clube brasileiro de futebol, da cidade do Recife, no estado de Pernambuco.
O Ferroviário foi fundado em 17 de março de 1928 com o nome de Associação Atlética Great Western, depois Ferroviário Esporte Clube do Recife. A sede atual pertencia ao Sr. Soares Raposo, rico fazendeiro e o maior abatedor de gado do estado. Em 1928, Soares Raposo vendeu todo o seu patrimônio à empresa Great Western. Os ingleses cederam esse patrimônio a Associação Atlética Great Western. Em 1932, o clube participou pela primeira vez da Primeira Divisão estadual, com o nome de Associação Atlética Great Western. A partir de 1955, passou a usar o nome de Clube Ferroviário do Recife.
Contabilizando as participações como Great Western, o clube participou de 55 edições do Campeonato Pernambucano, até 1994, quando foi rebaixado para a segunda divisão estadual - é o quinto colocado entre os times que mais disputaram a primeira divisão (ficando atrás de Santa Cruz, Náutico, Sport e América do Recife).
Após o rebaixamento, o Ferroviário quase voltou à Primeira Divisão em 1995 e 1999, porém não voltaria novamente a fazer outras campanhas de destaque, chegando a se ausentar por 4 anos do futebol profissional. As últimas participações da equipe foram na Copa Pernambuco, em 2007 e 2008, sem sucesso. Desde então, permanece afastado das competições promovidas pela FPF.
Durante o período de atividade no futebol profissional, o clube utilizava os estádios do "Trio de Ferro" da capital pernambucana (Aflitos, Ilha do Retiro e Arruda), porém com a proibição da utilização dos mesmos por mais de uma equipe, o "Ferrim" passou a mandar seus jogos em 5 municípios diferentes: Ipojuca (estádio Antônio Dourado), Igarassu (Estádio Alfredo Bandeira de Melo), Brejo da Madre de Deus (Estádio Municipal Valdomiro Silva), Lagoa de Itaenga (Estádio Valter Dantas Caldeira) e Limoeiro (Estádio José Vareda), estes últimos já nas 2 últimas participações do clube na Copa Pernambuco.
Desempenho em competições oficiais
Campeonato Brasileiro Série B 1972
O "Ferrim" participou da competição nacional e movimentou muito o bairro de Afogados no ano de 1972. O time fez má campanha e terminou na 21ª colocação.