É o branco e o negro, o suburbano de São Cristóvão, Zona Norte e Baixada, o Pl***oy da Barra, o português e o nordestino. Tem a história mais bonita de um clube brasileiro, sofreu todos os tipos de preconceito: era o clube dos portugueses, dos negros, dos suburbanos, e superou todas as atitudes excludentes. Produziu os maiores artilheiros do Brasil: Ademir Menezes, Vavá, Romário, Edmundo e é claro
, Roberto Dinamite! Foi o pioneiro na aceitação de negros e pobres na sua equipe, e se não fosse esta atitude de coragem dos que dirigiam o Vasco, naquela época, com aquela Carta Histórica à AMEA, talvez não teríamos assistido a grandes jogadores oriundos das classes mais pobres da Sociedade Carioca. O Primeiro clube a montar um grande time no Brasil, o Expresso da Vitória, a ganhar um título internacional, em 1948! Tem a história mais bonita de um clube brasileiro! O pioneiro desbravador do futebol brasileiro, o time que nunca desiste, o time das vitórias, dos títulos impossíveis, O TIME DA VIRADA, O TIME DO AMOR! – Palmeiras 3 x 4 Vasco, no Palestra Itália – Copa Mercosul 2000. O Vasco é o time mais fácil de se torcer, não precisa ser abreviado como “mengo”, “nense”, ou “fogo”. O Vasco já nasceu dissílabo e paroxítono. É o time do Carioca que pode arrastar o ‘’S’’ de VaSSSSco, bem devagarzinho para dar aquele swing bem saboroso e único. Enfim, o Vasco é o verdadeiro time POPULAR, o rival urubu é apenas populista! Primeiro a construir um grande estádio no Brasil, no qual foi proclamada a CLT, e mais! O Primeiro do Rio a realizar eleições com urnas eletrônicas e criar um grandioso programa de Sócios, com um clube de benefícios.
É por tudo isto que amo esse Clube, que o tenho como uma Paixão, desde menino. Sou incondicionalmente Vasco!