18/04/2013
Desanimado para treinar por causa do frio? Pois saiba que o frio pode trazer vários benefícios para o seu treino! Aí estão 8 razões para você enfrentar esse frio e continuar a frequentar a academia:
1 – Mais desempenho no treino e menos desconforto
No inverno, você não f**a exausto tão facilmente e a frequência cardíaca se mantém mais baixa. Você consegue desenvolver melhor o exercício. Além disso, as pessoas com peso a mais ou obesas sentem-se desconfortáveis com as altas temperaturas do verão. Assim, aproveite o inverno para queimar a gordura e ter mais disposição para exercitar-se quando a temperatura subir.
2 – Mais calorias queimadas
No frio, o corpo precisa de mais calorias para se manter. Com exercícios, você queima ainda mais. Ou seja, perder peso f**a mais fácil. Depois de vinhos e queijos, só ganha peso quem quiser!
3 – O treino diminui o stress e a depressão, aumentando a sensação de bem estar
A atividade física produz endorfina, o hormônio do bem estar. Assim, é mais fácil manter-se animado e com boa disposição mesmo nos dias mais cinzentos. É só sair da cama, dar o primeiro passo e iniciar seu treino, forças, porque vale a pena!
4 – Proporciona mais saúde e aumenta a imunidade
Quem faz exercício tem menos infecções respiratórias e se mantém mais forte, impedindo a que a gripe o atinja. Se você f**ar dormindo e não fazer nenhum exercício durante o inverno, a imunidade vai despencar e as gripes e os resfriados tendem a tomar conta.
5 – Manter a massa magra, as capacidades físicas e preparar o corpo para o verão
Em apenas 10 dias sem treinar, começamos a perder a massa muscular. Esse problema é causado pela interrupção de enzimas responsáveis pela manutenção ou aumento dos músculos. Mesmo sentindo aquela preguiça causada pelo frio, não vale a pena parar. As perdas serão muito grandes e todo o esforço dedicado no verão, será perdido no inverno. É nessa época que você deve treinar pesado para estar pronto (a) para o verão! Não adianta querer milagres um mês antes do verão. Comece agora!
6 – Academia é menos tumultuada
Para quem odeia academia tumultuada, filas de espera nos aparelhos e f**ar desviando dos outros no parque, o inverno traz uma ótima vantagem. Muita gente f**a com preguiça ou frio demais e acaba evitando a atividade física. Não seja um desses e faça a diferença!
7 – Ingestão de alimentos mais calóricos
Existe uma tendência natural do organismo na procura de mais alimento e no acúmulo de gordura. Sentimos mais fome porque o metabolismo base aumenta e assim necessitamos de mais calorias para manter as funções vitais. No entanto, é uma alteração muito pequena que não justif**a comer mais. Justif**a sim, treinar mais!
8 – Mais tempo de sono
O nosso relógio biológico sofre alteração em função das noites mais longas e assim o corpo produz substâncias que induzem o sono. Dormindo mais, o nosso gasto calórico total tende a diminuir. O resultado para quem não faz exercício transforma-se em alguns quilos a mais. Então mexa-se, treine mais forte, pois o descanso nessa época é maior!
NO ENTANTO, TOME ALGUNS CUIDADOS:
Riscos de lesões aumentam, por isso aqueça bem o corpo
Não se esqueça de que os riscos de lesões são maiores na época mais fria, pois a musculatura f**a mais contraída para evitar a perda de calor, deixando-o mais vulnerável a estiramentos. Por isso, realize sempre um bom aquecimento antes de iniciar o treino, faça bons alongamentos e exercícios aeróbicos leves. Assim, você aumenta a irrigação sanguínea para os músculos. Para se proteger, aqueça o corpo antes de dar a largada.
Mantenha uma boa hidratação
Hidrate-se, pois no inverno você perde líquidos sem perceber. Tome pelo menos 2 litros de água por dia.
Controle a respiração
O trato respiratório também exige cuidado. Ao trotar ou correr, respire devagar. Se você acelerar no início, você pode hiperventilar, desencadeando o fechamento das vias aéreas, falta de ar e pressão no peito. Pior para quem tem asma, bronquite ou rinite, que poderá enfrentar uma nova crise.