02/06/2020
O século XVI é marcado pelo descobrimento do Brasil e a chegada do primeiro navio com negros. Desde então é travada uma luta incessante contra o racismo.
Em 1888 é abolida a escravidão, fato que representou uma vitória aos negros, mas que apesar de tudo visava os interesses políticos da época deixando os mesmo a marginalização.
Hoje já no século XXI, apesar de inúmeras revoltas e lutas, ainda temos sangue dos negros em nossas mãos.
Quantos ainda precisarão morrer?
Quantos precisarão ser humilhados?
Quantos?!
Acordar e lidar com os olhares tortos, levar esporro da polícia mesmo sendo um cidadão de bem, ouvir “piadas” sobre a sua cor, ter sua cultura renegada. É saber que você perderá uma proposta de emprego devido a sua cor, é ter que escolher entre estudar ou trabalhar na informalidade porque a sociedade te priva do acesso ao básico de uma vida digna. É ter que ouvir que a sua dor é frescura quando as oportunidades não são as mesmas. É ver o privilégio branco escancarado na sua frente o tempo todo.
Apenas um negro sabe a dor que é viver em uma sociedade com raizes escravocratas na qual ainda perdura o racismo.
Somos estruturalmente ra***ta, somos todos ra***tas, a partir do momento que gozamos de privilégios só por sermos brancos já fazemos parte de todo um conjunto ra***ta e isso precisa acabar.
A voz que vos fala é de uma pessoa branca, eu poderia continuar listando motivos do porque o racismo não deve existir, mas mesmo que eu fale nunca saberei a dor do preconceito e nem terei propriedade para isso. Contudo, hoje sabemos que é necessário nos posicionarmos pois vidas negras importam e muito.
Devemos ser contra qualquer tipo de ódio e preconceito, devemos ser tratados igualmente, devemos erguer nossa voz e levantar bandeiras, apenas com a conscientização e a luta iremos vencer essa batalha.
Corrija as falas preconceituosas de seus familiares, amigos ou até mesmo as suas. Exercite o seu senso crítico, leia sobre o assunto, debata, escute o que o seu amigo negro tem para te dizer, se posicione, não se cale diante de uma cena de racismo. Não podemos continuar normalizando.
Que todo tipo de preconceito seja repudiado!
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”
- Nelson Mandela