11/09/2018
PORQUE NÃO UTILIZAR CALÇOS EM BAIXO DOS CALCANHARES NO AGACHAMENTO!
__
SIMPLES e RESUMIDO:
__
1️ - Se o seu agachamento é ruim e com o calço ele f**a melhor, certamente você tem um encurtamento severo, provavelmente no músculo sóleo(que é mono-articular) e f**a em baixo do gastrocnêmio). O uso do calço causa um mecanismo compensatório: (INSUFICIÊNCIA), pela falta de mobilidade articular desta região;
▫
2️ - Mesmo com auxílio do calço, no final da fase excêntrica, é possível que os seus os calcanhares cheguem a sair do chão - o que é ainda pior;
▫
3 - A DORSI FLEXÃO DO TORNOZELO impedirá que a tíbia (osso da canela) vá em direção ao pé e o contrário também é verdadeiro; isso tudo no ângulo que lhes cabe (é como se alguém estivesse empurrando sua canela para trás enquanto você tenta agachar, ou seja, seus joelhos e tronco serão automaticamente projetados para frente, (simplesmente para que você se mantenha de pé);
▫
4 -️ Certamente haverá maior compressão patelo-femural e maior força de cisalhamento entre femur (osso da coxa) com a tíbia e fíbula (ossos da canela), justamente porque com o CALÇO a distância entre o eixo de rotação (quadril) e o peso (apoiado nas costas) diminui;
▫
5️ - Preservar as curvaturas anatômicas da coluna Vertebral é REGRA, logo, com os pés sobre o calço, haverá também compressão nos discos vertebrais da coluna lombar e automaticamente causando uma retif**ação (deixando a curvatura lombar RETA (e ela deve estar sempre ERETA), se você insistir em descer mais, a RETIFICAÇÃO, se transformará em INVERSÃO da CURVATURA ANATÔMICA DA COLUNA VERTEBRAL.;
-
🆘SOLUÇÃO:
👉FLEXIBILIDADE e MOBILIDADE ARTICULAR dessa Região (Simples assim);
_
👉ADEUS Calço 👋 e MAIOR AMPLITUDE (quando estiver APTO), sem mecanismos compensatórios que possam por em xeque a integridade física do seu aluno;
_
👉Algo diferente disso (movimento natural), PARE de executar e peça auxílio de um profissional de Educação Física capacitado!👊