28/11/2025
Essa graduação foi muito mais do que um certificado: foi uma verdadeira superação.
Por trás de cada sorriso nas fotos existe um caminho duro, cansativo e cheio de desafios. Saí de Juiz de Fora rumo a Presidente Prudente enfrentando quase 24 horas de viagem (ônibus + avião) – inclusive chegando depois do embarque e, pela Graça de Deus, ainda assim conseguindo entrar no voo. Já tive vez de não conseguir… mas dessa vez Ele abriu o caminho.
Fiz todo o curso e a graduação com o dedão do pé quebrado e, no segundo dia, ainda parece que fraturei outra parte do pé. Além da dor física, encarei um treinamento intenso ao lado de pessoas com muito mais experiência em Krav Maga do que eu. Entre 18 participantes, eu era o segundo menos graduado; a maioria ali eram faixas pretas ou marrons.
Mesmo assim, não recuei. Engoli o medo, respeitei a dor, honrei o processo e continuei. E Deus me honrou: saí de lá com uma graduação ainda maior do que eu esperava. Sinto que foi uma recompensa por cada sacrifício, por cada noite mal dormida, por cada quilômetro rodado.
Agora é hora de encarar de novo quase um dia inteiro entre ônibus e avião, voltar pra casa com a sensação de dever cumprido e o coração cheio de gratidão.
Se tem uma coisa que eu aprendi é: quando você decide não desistir, Deus abre portas que você nem imaginava.