XV de Jaú

XV de Jaú Esporte Clube XV de Novembro de Jaú
Página oficial do Galo da Comarca no Facebook. O gol do time da casa foi de Dejair Godoy, o primeiro da história do estádio.

Reunidos no bar São Pedro, alguns esportistas, entre os quais José Piragine Sobrinho e Herminio Cappabianca, decidiram fundar um quadro de futebol, formado com jogadores locais. Aquela época, estava em evidência o Esporte Clube Sírio, que mediante proposta de Cappabianca, foi então denominado Esporte Clube XV de Novembro de Jaú. O Esporte Clube XV de Novembro de Jaú foi fundado no dia 15 de novemb

ro de 1924, como homenagem à Proclamação da República. As cores que o clube ostenta, verde e amarela, também fazem alusão às cores da Bandeira Brasileira. Em 1931, o clube recebeu o apelido de “Galo da Comarca” e o animal continua como mascote. Inicialmente, XV de Jaú passou duas décadas disputando torneios amadores pelo interior do Estado e apenas em 1948 resolveu se profissionalizar, quando participou de sua primeira competição profissional: o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Disputou a competição até 1951, quando foi campeão ao derrotar na final o Jabaquara, obtendo o acesso à Primeira Divisão. A 8 de março de 1953, o XV de Novembro fez um jogo amistoso em Jaú contra o Flamengo, que terminou empatado em 2 a 2. Posteriormente o XV de Novembro retribuiu a visita do Flamengo, fazendo amistoso no Maracanã a 10 de setembro de 1953, resultando num empate de 4 a 4. O clube conseguiu manter-se na elite do futebol estadual por oito anos, mas em 1959 acabou rebaixado à Segunda Divisão. O XV de Jaú participou de nove edições da Segundona e, em 1968, resolveu fazer uma pausa no futebol profissional, retornando apenas em 1975, no Campeonato Paulista da Primeira Divisão, equivalente à atual Série A2. Durante o tempo em que ficou inativo, o clube aproveitou para inaugurar seu estádio, o Zezinho Magalhães, que tem capacidade para 18 mil pessoas. Em jogo contra o Juventus, no dia 15 de agosto de 1973, o XV de Jaú não estreou com vitória em seus domínios e foi derrotado por 2 a 1. Em 1976, o XV de Jaú chegou a mais uma conquista: foi campeão paulista da Primeira Divisão, conseguindo acesso à Série Especial (equivalente à atual Série A1), competição que disputou por quase duas décadas, até 1993, quando foi rebaixado à Série A2. Nesse meio tempo, em 1977, o estádio Zezinho Magalhães registrou recorde de público: 24.533 pessoas para assistir à partida entre XV de Jaú e Corinthians, pelo Campeonato Paulista. Após disputar a Série A2 do Estadual nos anos de 1994 e 1995, o clube conseguiu voltar à A1 em 1996, mas logo no ano seguinte foi rebaixado. Em 1998, o XV de Jaú não fez boa campanha e amargou mais um rebaixamento, para a Série A3. Já em 2006, o clube foi vice-campeão desta divisão, conseguindo retornar à A2. Mas três anos depois voltou à A3 do Campeonato Paulista, onde permanece atualmente. Cores da equipe[editar | editar código-fonte]
Ao mesmo tempo em que sugeria a nova denominação, mediante a aprovação dos demais participantes daquele encontro, Herminio Cappabianca escolheu as cores oficiais da nova agremiaçao: camisas verde amarela e branca e calções brancos. Galo da comarca[editar | editar código-fonte]
A alcunha de "Galo da Comarca", segundo apontamento do esportista Manoel do Porto, publicada no Jornal Comércio do Jaú, foi atribuída ao clube em 1931, durante reunião da qual participavam representantes dos clubes que compunham a 3ª Zona do campeonato da Associaçao Paulista de Esportes Athléticos (APEA). Desta chave participavam, além do clube, a A.A. Barra Bonita, A.A. Mocoembu (Dois Córregos) e Bocaina F.C. Não aceitando a posição adotada pelos demais clubes, Manoel do Porto, delegado do time, provocou a reação do Dr. Antônio Galizia, que representava o Bocaina. Dirigindo-se aos demais, disse: "O XV quer ser o galo" e precisamos quebrar-lhe a "crista". A frase do eminente baririense, na ocasião representando o Onze de Bocaina, teve a pronta resposta de Manoel do Porto, nestes termos: "Então o Sr. quer dizer que o XV quer ser o Galo da Comarca?". Dessa tirada filosófica de Manoel do Porto, nasceu a alcunha que é marca registrada do auri-verde Jauense.

19/04/2026

TINHA QUE SER SEU, MIKAEL!

XV de Jaú empata e leva o jogo para os pênaltis.

18/04/2026

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL 🔰

EL RIFLE ABRE O PLACAR EM MARÍLIA.

18/04/2026

Vamos pro jogo, Nação. 🔰
Força máxima em busca do acesso!

XV de Jaú escalado para o jogo que vale o acesso no Paulista Rivalo A3🔰🐓Vamos juntos, por mais! É decisão!
18/04/2026

XV de Jaú escalado para o jogo que vale o acesso no Paulista Rivalo A3
🔰🐓
Vamos juntos, por mais! É decisão!

XV de Jaú e Galunáticos informam:Atenção, torcedor do XV que vai a Marília para o jogo de volta das semifinais contra o ...
18/04/2026

XV de Jaú e Galunáticos informam:

Atenção, torcedor do XV que vai a Marília para o jogo de volta das semifinais contra o Marília.

Para garantir uma saída organizada e sem atrasos, é fundamental que todos estejam no Bar do Célio com antecedência, de preferência antes das 15h. O embarque exige organização, já que envolve muitos ônibus e um grande número de torcedores.

A saída está marcada para as 16h, sem exceções. Os ônibus não irão aguardar atrasos, portanto, quem estiver com ingresso e nome na lista deve chegar cedo para facilitar o embarque e evitar contratempos.
Contamos com a colaboração de todos para que tudo aconteça da melhor forma possível.

Importante: as vagas estão esgotadas. Quem não garantiu a sua, não conseguirá participar da viagem.

As pessoas que farão deslocamento de carro e/ou moto, estão convidados a acompanhar a viagem. Vamos juntos! Pelo XV, pelo acesso!

É dia de decisão! Vale o acesso!Hoje, 19h30 no Bento de Abreu, em Marília, o Galo da Comarca enfrenta o time da casa pel...
18/04/2026

É dia de decisão! Vale o acesso!
Hoje, 19h30 no Bento de Abreu, em Marília, o Galo da Comarca enfrenta o time da casa pelo jogo de volta das semifinais do Paulistão RIVALO.bet.br.
Marília x XV de Jaú
19h30 | Estádio Bento de Abreu

🔰🐓
Vamos juntos. Até o fim. Por mais.

Jogo de volta das semifinais do Paulista A3 2026 RIVALO.bet.br.Marília x XV de Jaú. Sábado, 18 de abril no Estádio Bento...
12/04/2026

Jogo de volta das semifinais do Paulista A3 2026 RIVALO.bet.br.
Marília x XV de Jaú. Sábado, 18 de abril no Estádio Bento de Abreu, em Marília!
🔰🐓
Vamos juntos. Até o fim. Por mais.

É hoje! Dia de jogo! É Semi final.As 10h00 no Estádio Zezinho Magalhães tem XV de Jaú x Marília pela partida de ida das ...
12/04/2026

É hoje! Dia de jogo! É Semi final.
As 10h00 no Estádio Zezinho Magalhães tem XV de Jaú x Marília pela partida de ida das semifinais do Paulista A3 RIVALO.bet.br 2026.
Vá ao estádio!

🐓🔰 Vamos juntos, por mais!

11/04/2026

São centenas, milhares de histórias. São anos, décadas esperando por um momento que vale tudo.

Quem estiver amanhã no Zezinho Magalhães não estará apenas na arquibancada, estará carregando sonhos. Dos que estão, dos que vieram antes, dos que nunca deixaram de acreditar.

Vá ao estádio. Prestigie. Sinta. Jogue junto com o Galo da Comarca.

Porque juntos, somos mais que torcida, somos uma nação que sonha alto.

Nos vemos amanhã.

11/04/2026

Diz aí , jogando a real.
Garanta o seu ingresso pelo link da bio.

11/04/2026

É AMANHÃ, NAÇÃO QUINZEANA! 🔰

Vamos juntos empurrar o Galo em mais um passo rumo ao acesso.

🎟️ Ingressos hoje
• XV Store e Kel Espetinho: das 9h às 17h
• Bar do Célio: até o período da noite
• Online pelo link na bio

🏟️ Amanhã:
• Bilheteria: a partir das 8h
• Portões abertos: 8h30

Endereço

Estádio Zezinho Magalhães
Jaú, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando XV de Jaú posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para XV de Jaú:

Compartilhar