14/05/2026
No silêncio da quadra, antes do apito inicial, existe algo que vai muito além de uma bola parada no chão. Existe história.
Itaqui respira futsal. Respira porque o esporte faz parte da memória da cidade, principalmente do orgulho de carregar um feito que até hoje nenhuma outra cidade da região conseguiu alcançar: o título estadual conquistado em 1991 pela gloriosa SER Itaqui.
E talvez alguém diga que:
“Estamos vivendo de passado.”
O passado não serve para moradia, mas serve como alicerce. Ele nos lembra que já foi possível. E se foi possível uma vez, talvez ainda seja novamente.
Aquela conquista não nasceu apenas dentro das quatro linhas. Ela foi construída com apoio, investimento, comprometimento e união. Da diretoria aos torcedores. Dos atletas à comunidade.
Hoje, muito se fala sobre a necessidade de voltar a ter uma equipe representando Itaqui em competições como a Série Bronze por exemplo. E isso não é apenas paixão. É pertencimento. É vontade de ver novamente nossa cidade sendo lembrada pelo que sempre teve de forte: sua tradição no futsal.
Mas também é importante entender que não basta apenas montar um time e entrar em quadra. Existe burocracia, planejamento, investimento, responsabilidade e organização. Existe um caminho longo até transformar um sonho em realidade. Como disse um atleta alguns dias atrás:“não podemos viver apenas de rivalidades municipais”.
O futsal cresce quando existe união em torno de um objetivo maior.
E esse objetivo também passa pelas categorias de base. Porque investir nas crianças e nos jovens é garantir que o amor pelo futsal continue vivo. É formar atletas, mas principalmente formar pessoas.
Esta não é uma cobrança. Não é crítica. Muito menos verdade absoluta.
É apenas uma reflexão.
Uma reflexão de quem olha para uma quadra e entende que ali não existe apenas um jogo. Existe história, identidade e a possibilidade de um futuro que talvez ainda esteja esperando alguém acreditar novamente.
Com o fim da Copa Itaqui e as vésperas do início do NFI gostaria de deixar esta pequena reflexão, pois o futsal de nossa cidade aquece os corações de seu apaixonados.
Por: .i.l.l.a.77 📃
Foto: 📸