09/01/2026
"IATA ANDERSON - Nota de Pesar:
REPÓRTER DE RÁDIO E TELEVISÃO, e assessor de imprensa do Flamengo e da Suderj, Iata Anderson está em plano superior desde a noite de ontem ( 8 ), quando não se conseguiu se recuperar de uma pneunomia contraída depois do Natal, em Araruama, município da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a 125 km da capital, onde viveu seus últimos cinco anos.
✨ PARAIBANO de Cazajeiras, a 470 km da capital João Pessoa, viveu intensamente a juventude no Leblon, onde foi um dos artilheiros do Columbia, na época de ouro dos grandes campeonatos dos anos 60/70 do futebol de praia, em jogos apitados pelo então iniciantes Arnaldo Cezar Coelho e Armando Marques, torcedor do Juventus, do Posto 3 de Copacabana.✨
IATA ANDERSON iniciou no rádio como plantonista, apresentado por mim ao narrador Celso Garcia, que precisava de um goleador na equipe da Globo, para o primeiro torneio de futebol de salão das emissoras de rádio, no ginásio da antiga sede do América FC, na Rua Campos Salles 118.
CADA UM CONTRIBUIU para a compra do uniforme, que Celso Garcia manteve em segredo até o momento da estreia, no jogo com a Rádio Vera Cruz, quando entregou as camisas, com as cores do Flamengo – clube do coração dele e do Iata -, mudando apenas apenas as listras para verticais, como as do italiano Milan.
EMBORA EM VEÍCULOS de comunicação diferentes, Iata Anderson e eu cobrimos juntos as Copas de 1978 na Argentina e de 1982 na Espanha, onde gostava muito, durante os treinos da seleção, do jugo de piña (suco de abacaxi), que ajudava a matar a sede no calor intenso, principalmente em Sevilha, onde Pintinho, ex-Fluminense, estava sempre conosco.
IATA ANDERSON foi assessor de imprensa do Flamengo, a convite do presidente Márcio Braga, e realizou também um trabalho bonito na assessoria de imprensa do Maracanã, com Marcelo Santos, parceiro caprichoso das nossas publicações no X, no Blog e no Facebook.
PROFISSIONAL CORRETO e de nível elevado, Iata Anderson, que o narrador goiano Antonio Porto “batizou” de Amigo do Rei, por sua amizade estreita com Pelé, cumpriu bem sua passagem na terra. Que Deus o receba para o descanso eterno e dê muita luz ao seu espírito."
[Foto: Arquivo pessoal]