18/02/2021
Durante o treino, nosso corpo sofre uma série de transformações que vão além de nossa aparência física. A liberação de hormônios é um dos efeitos do exercício físico, e isso provoca impacto direto em nossa saúde fisiológica e psicológica. Durante a atividade física, nosso organismo começa a trabalhar em conjunto, por meio dos hormônios e da força física e mental, para que possamos realizar o treino.
A prática constante de atividade física é responsável por causar inúmeros benefícios em nossa vida, como a melhora do bem-estar, do humor, da memória e da concentração. Pessoas que sofrem de estresse também podem fazer da atividade física sua grande aliada. Confira os hormônios liberados:
- O hormônio do crescimento (GH) é responsável pela queima de gordura. Além disso, é um agente anabólico importantíssimo. Sua liberação acontece em maior quantidade durante atividades mais intensas.
- A endorfina é o hormônio responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar. Sua liberação acontece quando há um sentimento de prazer ligado à atividade física, gerando alívio e relaxamento.
- As catecolaminas são responsáveis pelo aumento da taxa metabólica, liberando glicose e ácidos graxos no sangue. A adrenalina liberada durante o exercício físico está na medida certa para dar ao corpo a preparação necessária para aguentar a intensidade da atividade física.
̧ão