19/05/2026
Ser técnica é ser muitas coisas. 🥋
Na minha concepção, um grande técnico é aquele que consegue ser aquilo que o atleta precisa… e não necessariamente aquilo que ele quer naquele momento.
Porque são coisas diferentes.
Muitas vezes o atleta acredita que precisava apenas de motivação, carinho, incentivo e palavras positivas… quando, na verdade, o que ele precisava era de uma chamada de atenção mais firme. Precisava ser levado para outro nível, sair da zona de conforto e entender que era capaz de performar mais e melhor.
E em outros momentos, o atleta acredita que precisava de cobrança, dureza e bronca… quando, na verdade, o que ele precisava era apenas de uma palavra de confiança, de acolhimento e de alguém dizendo: “vamos lá, estou com você”.
Talvez uma das maiores reflexões para quem busca excelência como técnico seja entender que não existe um único comando para todos os atletas.
Não existe “o meu jeito e pronto”.
Existe a sensibilidade de entender cada atleta, cada personalidade, cada momento e encontrar a melhor maneira de conduzir aquele ser humano para que ele consiga performar da melhor forma possível.
É claro que cada técnico tem sua identidade.
Alguns são mais incisivos. Outros mais motivadores. Alguns mais técnicos, outros mais emocionais.
Mas acima de tudo, um grande técnico aprende constantemente.
Não existe técnico perfeito.
Não existe atleta perfeito.
Existem pessoas em constante evolução, tentando diariamente entregar a sua melhor versão.
E só quem vive o alto rendimento sabe o quanto ele exige.
Muito além do físico, existe um desgaste mental enorme.
Por isso, permanecer no alto rendimento exige força, equilíbrio, persistência… e principalmente amor pelo que se faz.
O nosso esporte é o karatê.
E ele seguirá sendo a minha eterna paixão. ❤️🥋