09/27/2023
O QUE EU ACHO DA NARRAÇÃO FEMININA
Sempre que eu olho os reels do meu instagram, vejo aqueles memes de pessoas imitando a narração da Renata Silveira na Globo. Achei engraçado no início, mas o tempo foi passando e tudo que é muito repetitivo vai perdendo a graça, vai perdendo o lugar, não cabe mais.
Se me perguntarem qual narração eu prefiro, é claro que eu iria preferir um homem narrando o jogo, mas não por causa dele ser homem, e sim porque tem mais experiência em passar melhor a emoção do jogo, tem mais referência, ou seja por que eu desde pequeno sempre ouvi e vi jogos assim, normal.
Mas e quanto as mulheres que querem se tornar narradoras? Não pode? O esporte é masculino? É óbvio que tem mais audiência dos homens, mas na minha opinião poderia ser melhor, ter a audiência dos dois. E o que isso impactaria? Na minha visão, só melhoraria em todos os sentidos.
Renata Silveira é só a primeira, uma mulher que não tem a referência de nenhuma outra mulher que fez isso antes pra poder se inspirar e fazer um trabalho cada vez melhor. Se ela não te agrada, normal. Não precisa mesmo agradar a todos, esse momento é um difícil período de renovação e transição, afinal já houve um tempo em que só existiam apresentadores de jornal e programas em geral homens.
Falando de apresentadora, e de programa esportivo, tem uma outra Renata que dá um show de competência na Band na hora do almoço, e já faz tempo.
Ah, mas a Globo só colocou ela lá porque tem que atender uma certa demanda de diversidade, mandou gente mais competente embora. Eu concordo, um exemplo é o Cleber Machado, que é um monstro e já faz décadas.
Mas se nunca derem oportunidade pra alguém, como que esse alguém chega lá? Como alguém vai demonstrar competência e aprender se não dão a ela uma chance de provar?
Acho importante que a coragem e a paciência da Renata Silveira sejam apreciadas e reconhecidas, pois ela sabia que tudo o que vem acontecendo com ela iria acontecer, e mesmo assim ela foi lá e aceitou. Transmitiu até jogo de Copa!
Ela vai evoluir, vai melhorar e vamos acostumar, os anos vão passar e lá na frente virâo mais como ela, e o melhor, inspiradas nela. Pode acreditar!
Fred Marques Irrelevante