01/10/2025
O fim de um ciclo!
Chega ao fim um ciclo que durou 4 épocas.
Em 2021 assumimos um compromisso com o clube de todos nós, acreditando que era possivel mudar o rumo definitivamente para melhor.
Durante essas 4 épocas tudo foi feito em prol do beneficio e do desenvolvimento desse clube, com bastante sacrificio e com grande sentido de comprimetimento. Mas Infelizmente tudo tem seu fim.
Ao longo desse período, além dá participação assídua na provas regionais no Futebol, destacamos também a reativação das equipas na modalidade de Basquetebol e Andebol, tendo conseguido ganhos segnificativos.
Andebol:
- [ ] 1 Campeonato Regional Sénior Masculino
- [ ] 2 Taças Nhô San Filipe Sénior Masculino
- [ ] 1 Torneio de Abertura Sénior Masculino
- [ ] 1 Campeonato Regional Sénior Feminino
- [ ] 1 Taça Nhô San Filipe Sénior Feminino
- [ ] 1 Torneio de Abertura Sénior Feminino
- [ ] 1 Taça Nhô San Filipe U19 Masculino
- [ ] 1 Torneio de Abertura U19 Masculino
Basquetebol:
- [ ] 2 Campeonato Regional Sénior Masculino
- [ ] 1 Taça Nhô San Filipe Sénior Masculino
- [ ] 1 Campeonato Regional U18 Masculino
- [ ] 1 Taça Nhô San Filipe U18 Masculino
Futebol:
- [ ] Subida à primeira divisão na época 2022/2023 - Onde permacemos até 2025.
Tendo como palco maior o Futebol, sendo por natureza considerado o Desporto Rei, aquele que alcança o maior número de público e que desperta maior interesse por parte de toda a sociedade no geral e tendo em conta não termos conseguido alcançar nossos maiores objetivos, decidimos pôr fim a este ciclo, após uma profunda reflexão.
Temos que assumir, que o futebol na ilha do Fogo chegou a um ponto, que torna dificil a participação de clubes sem poder financeiro.
Antigamente apenas os clubes que lutavam pelo titulo, contratavam jogadores, com premios de assinaturas e uma certa quantia mensal, hoje em dia até os clubes da segunda divisão estão a contratar jogadores com premios de assinaturas e uma certa quantia mensal.
O nivel financeiro imposto no futebol foguense criaram barreiras aos clubes de menor calibre, que subrevivem apenas com o subsidio da Camara Municipal de São Filipe entre 75.000$00 a 100.000$00 anual, e com alguns apoios vindos do exterior.
Como competir com clubes que pagam cerca de 300.000$00 por um único jogador, enquanto que o nosso orçamento global anual nunca ultrapassou a barreira dos 180.000$00?
E as pessoas que desconhecem essa realidade, acham no direito de criticar.
É preciso refletir seriamente o rumo do futebol na ilha do Fogo.
Agredecemos todos aqueles que de uma maneira ou outra ajudaram esse clube, ao longo desses anos.
Artur Cruz
Miguel Sacramento Monteiro
Katchotcha Pires
T**i Fonseca
Atelano Fonseca
Antonio Francisco Dias Fonseca
João Carlos Barros Lopes
Mario Lobo
Silva Di Nhordez
Djeras Andrade
Rito Medina
Enfim, desejamos toda à sorte aos possiveis sucessores.